APRENDENDO A APRENDER E A ENSINAR
A vida é uma escola onde o ser humano está sempre em busca de conhecimento, tanto na vida pessoal como profissional. Mesmo porque, à medida que o tempo passa, surgem novidades e a necessidade de acompanhá-las faz com que esteja em constante aprendizado.
Para ensinarmos algo primeiramente precisamos aprender; no entanto, para aprendermos, é necessário que tenhamos interesse, curiosidade, humildade para reconhecer que não sabemos tudo e pedir ajuda, paciência para começarmos pelo primeiro degrau, persistência para não desistirmos no primeiro obstáculo, e muito entusiasmo, força de vontade, empenho e dedicação, com certeza será mais fácil atingir o objetivo.
A tarefa de ensinar, nem sempre é fácil. Afinal, lidamos com pessoas muito diferentes uma das outras; umas são menos interessadas, conseqüentemente tem mais dificuldade em aprender.
Por isso, o educador deve ser paciente, compreensivo e acima de tudo, gostar do que faz.
Desse modo, o resultado do seu trabalho será satisfatório. Neste momento verá que todo o esforço não foi em vão e sentirá orgulho em ser um “educador”
"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo".
Na escola, a utilização do hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
Na sala de aula, onde se trabalha com