Jean Piaget
Para Piaget, depois de observar os testes psicológicos, percebeu que o desenvolvimento acontece de dentro para fora.
Conceito de esquema: Ação que se manifesta a partir de uma estrutura herdada (sucção) + uma experiência ambiental, como chupar chupeta, por exemplo. É uma atividade intelectual.
Adaptação: assimilação e acomodação
Assimilação: Repetir esquema conhecido com outros objetos, por exemplo, a criança quando tem o primeiro contato com a colher para se alimentar, ela suga a colher, porque ela não conhece esse objeto e antes se alimentava através da sucção.
Acomodação: Quando a criança restaura o equilíbrio, sabendo a função do objeto, por exemplo, quando a criança começa a perceber que tem que abrir a boca para pegar a comida da colher e não sugar.
Organização: É algo que se descobre aos poucos a partir das ações e experiências, a criança percebe que tem que se organizar para obter resultados.
Estágios sensório motor
É importante que o bebê receba estímulos do meio ambiente, ainda não há capacidade de abstração, sendo para criança tudo concreto. Possui seis subestágios:
1° reflexo (0 a 1 mês): a criança praticamente não reage, ela apenas pratica reflexos inatos (sucção e preensão). Ela é muito passiva.
2° reação circular primaria (1 a 4 meses): a criança faz repetidas vezes determinados movimentos e comportamentos aleatoriamente, ou seja, ela não pensa sobre o que está fazendo. A ligação ao ser, a si, é muito forte, por isso seus esquemas são centrados no próprio corpo. Para a criança, só existe o que ela vê, ou seja, se alguma pessoa sair de seu campo de visão, ela deixa de existir. Essa impermanência de pessoas e objetos vai até os 8 meses.
3° reação circular secundaria (4 a 8 meses): há uma extroversão cognitiva do bebê, onde ele passa a prestar atenção no mundo ao seu redor (o que está fora dele), passando a reagir mais ao meio.
4° coordenação de esquemas secundários (8 a 12 meses): ocorre a necessidade de ficar