APR - PANIFICAÇÃO
“O que repara e conserva veículos automotores como caminhões, ônibus, automóveis etc”
O mecânico é o profissional cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular. Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular.
O mecânico de automóveis e seu ambiente de trabalho
A profissão de mecânico de automóveis já existe há mais de um século no Brasil, desde o surgimento dos primeiros carros no final do século XIX. Atualmente, a profissão vem sendo expandida e modernizada constantemente em nosso país. A tarefa dos mecânicos de automóveis envolve excessivos esforços físicos, muitas vezes associados a um alto nível de precisão, conhecimento e qualificação. A postura inadequada e o esforço físico no momento de execução de sua tarefa podem tornar-se agentes de desgaste físico e mental, causando desconforto e mal estar ao trabalhador.
Diversos fatores podem influenciar no desempenho de trabalho dos mecânicos de automóveis, como a baixa iluminação, a deficiência na ventilação, os ruídos constantes de partida e aceleração dos veículos, a postura inadequada em determinadas atividades, o contato direto com produtos químicos, dentre outros.
Outro problema comum em oficinas mecânicas é a exposição do trabalhador a produtos químicos tóxicos ou de odores fortes, como o benzeno, os solventes,a gasolina e a graxa, cujos efeitos nocivos podem ser agravados pela deficiência da ventilação desses locais.
Os solventes são qualificados como nocivos, porque são voláteis e penetram com facilidade no organismo do indivíduo, provocando efeitos tóxicos de vários níveis.
O mais prejudicial à saúde é o benzeno, pois pode causar