Engenharia ambiental
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Saúde Ambiental e Ocupacional
Limeira, 02 de abril de 2012.
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Materiais e métodos
4. Estudo de Caso
5. Resultados
6. Divisão Bibliografica
1. Introdução
Com intuito em diminuir risco acidente de trabalho e poupar a saúde do trabalhador, a NR-33 orienta e aplica regulamentações em espaços confinados.
Para cada espaço confinado no local é feito o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Analise Preliminares de Riscos (APR), que deve ser estudado e monitorado junto à preparação do trabalhador que submeterá ao local de risco.
2. Objetivos
Neste contexto a NR - 33 tem papel de destaque de ser uma norma que defende imediatamente a vida do trabalhador expostos a áreas de riscos. A capacitação e a monitoração destes ambientes assim como a prática de socorros de forma segura têm como objetivo diminuir os acidentes com óbito em áreas confinadas de forma significativa.
Espaço confinado é uma área que não deve haver a ocupação humana por tempo contínuo, como tanques, caixas, tubulações, galerias, sendo assim, o local deve ser identificado e reconhecido para avaliações, monitoramentos e controle de riscos existentes.
3. Materiais e Métodos
Das responsabilidades do empregador: * Informar quantos e quais espaços confinados há na área; * Programar gestão em segurança conforme a NR-33; * Garantir que a entrada do espaço confinado seja feita com a Permissão de Entrada e Trabalho e com a preparação da equipe com profissionais.
Das responsabilidades do trabalhador: * Colaborar com empresa no comprimento da NR, usando equipamentos de segurança adequados para determinado risco que a mesma fornece; * Informar o Vigia e o Supervisor de Entrada dos riscos no ambiente; * Cumprir com as medidas de segurança recebidas em treinamentos.
Na gestão