Apple
• Nascido em 1955, Steve foi adotado sob a condição de frequentar uma universidade. No quarto ano do período escolar, foi apresentado à eletrônica a partir de um Heathkits – kits eletrônicos vendidos como hobby que, unido a sua curiosidade e a seu espírito analítico, fizeram-no compreender o funcionamento interno dos produtos. Após o ingresso na universidade, abandonou-a no primeiro semestre, entretanto assistiu extraoficialmente a algumas matérias que lhe interessavam. Dentre algumas curiosidades de sua vida, destaca-se a experiência com uma dieta apenas de maçãs, o que pode ter sido a inspiração do nome da empresa.
• Aos 21 anos com muitas ideias diferentes, Jobs uniu-se a um amigo, Steve Wozniak de 26 anos, gênio da eletrônica, e fundaram a Apple Computer Inc. Com pouco investimento, deram início à construção artesanal de computadores pessoais, tendo como sonho a popularização do computador para usuários privados. Com o sucesso do produto, a Apple conseguiu investimentos, contratação de especialistas, parcerias, tornando-se uma empresa potente em poucos anos.
• O potencial de organização da Apple será apresentado através da estrutura de 7S desenvolvida por Richard Pascale e Anthony Athos2 que estudaram o sucesso de organizações japonesas no mercado americano. O modelo de 7S foi transformado em ferramenta gerencial pela McKinsey, por isso é denominado Modelo 7S da McKinsey. Os sete fatores S são o que uma organização consegue reunir para se tornar excelente: estrutura (structure), sistemas (systems), estilo (style), equipe (staff), habilidades (skills), valores compartilhados (shared values) e estratégia (strategy).
• estrutura (structure), identifica-se, na Apple, um organograma simples e direto, tendo