APOSTILA TOPOGRAFIA 2015
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE AGRONOMIA
TOPOGRAFIA AGRÍCOLA
DISCIPLINA
MSc. VALMIR DE LIMA
PROFESSOR
IMPERATRIZ - MARANHÃO
UNIDADE I - INTRODUÇÃO
1.1. Generalidades – A palavra TOPOGRAFIA vem do grego: Topus e
Graphis. Topo = Lugar; Superfície; Terreno - Grafia = Descrição.
1.2. Definição – É a ciência que estuda as metodologias e instrumentos empregados na medição e representação gráfica de uma parte restrita da superfície terrestre, em projeção horizontal baseada em um Plano
Topográfico.
1.3. Objetivo - Efetuar trabalhos topográficos a nível de campo e escritório, como também interpretar plantas topográficas e usá-las para realização de planejamento agropecuário.
1.4. Importância – A topografia é importante na medição de imóveis rurais e urbanos, no planejamento de uso da terra (curva de nível), projetos de canais de irrigação e drenagem, na construção civil, redes elétricas, rede de águas, ferrovias, rodovias, hidrovias, aeronáutica, mineração, projetos militares, etc.
1.5. Divisão – Conforme a natureza dos trabalhos, podemos dividi-la em cinco partes:
1.5.1. Topometria – Compreendem os trabalhos planimétricos e altimétricos. 1.5.1.1. Planimétricos – Nos trabalhos planimétricos medimos as distâncias angulares e lineares em relação a um plano horizontal;
1.5.1.2. Altimétricos – Nos trabalhos altimétricos medimos as distâ ncias lineares em relação a um plano vertical.
2
1.5.2. Taqueometria – Tem por finalidade o levantamento de pontos no terreno, pela resolução de triângulos retângulos, com dados necessários para a representação da superfície em plano tridimensional ou planialtimétrico.
1.5.3. Topologia – Compreendem os trabalhos relativos à parte descritiva dos recursos presentes na superfície terrestre.
1.5.4 Fotogrametria – É a medição através de processos fotográficos terrestres ou aéreos.
1.5.5 Geodésia – Tem por objetivo a determinação da forma do globo terrestre. 1.6. Plano Topográfico – Em