Planimetria
ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA I
Matheus Costa
Caio Ávila
Romulo Cézar
Jonathas Miranda
Otávio de Oliveira
Amanda Moreira
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA REFERENTE AO DIA 18/04/2015
LEVANTAMENTO POR IRRADIAÇÃO
Prof.: Daniel Machado Rodrigues da Silva
CURVELO/MG
2015
INTRODUÇÃO
Descrever sobre a atividade e os aspectos teóricos referente ao tema do trabalho.
Levantamento por Irradiação:
Este método consiste em medir um ângulo e uma distância a partir de uma linha de referência conhecida. Este processo também é conhecido como método da Decomposição em Triângulos ou das Coordenadas Polares. Ele é empregado na avaliação de pequenas áreas.
Neste sistema, o aparelho topográfico fica “estacionado” sobre um ponto estratégico e faz-se a “varredura” dos elementos de interesse próximos ao ponto ocupado. São medidas as distâncias e as direções para cada elemento a ser representado.
Os elementos de interesse podem ser dispostos no terreno de formas distintas de tal maneira que ao liga-los entre si por uma linha reta podem formar figuras geométricas. A poligonal denota-se uma das estratégias mais comuns, podem ser abertas, fechadas ou enquadrada.
Durante o processo, percorre-se os pontos no sentido horário medindo os ângulos e distâncias horizontais (método direto ou indireto). Estes valores bem como o croqui do trabalho podem ser anotados em cadernetas ou salvos na memória de alguns aparelhos utilizados.
A precisão relativa do levantamento dependerá dos equipamentos utilizados. Estes são escolhidos de acordo com características particulares do trabalho ou exigências do contratante.
OBJETIVO
Proporcionar aos discentes o desenvolvimento de habilidades na manipulação dos instrumentos topográficos a fim de realizarem levantamentos por irradiação. Assim encontrar as medidas indiretas dos pontos, piquetes, até o marco zero, ponto de “estacionamento” do aparelho topográfico.
MATERIAIS