Relatorio topografia
Trabalho em campo: ANA PAULA GÓIS, CAMILA PEREIRA, DIOMAR A. SWAROWSKY E PATRÍCIA FERREIRA.
RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA
LEVANTAMENTO POR IRRADIAÇÃO
Santa Cruz do Sul, junho de 2015.
Introdução
A Topografia consiste na aprendizagem de métodos e técnicas de levantamentos de dados que possibilitem a determinação das coordenadas em uma parcela da superfície do terreno. Os processos de levantamento topográfico são divididos em fases: coleta, processamento, tratamento e gerenciamento dos dados coletados. Após isso, podemos compor o relatório e planta da superfície desejada.
Este trabalho descreve o levantamento topográfico realizado pelo método das coordenadas polares (ou irradiação) que é empregado em pequenas áreas e relativamente planas. Esse tipo de levantamento, nada mais é também, que a decomposição de triângulos. De cada triângulo são conhecidos dois lados e um ângulo, as demais distâncias e ângulos necessários para definir a área em questão são determinados por relações trigonométricas.
Objetivo
O objetivo deste relatório é determinar, através do método das coordenadas polares, as distâncias de diversos pontos, perímetro e área total do campo de futebol do campus da UNISC.
Área de Localização
Este levantamento foi realizado no campo de futebol da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizado na Avenida Independência em Santa Cruz do Sul - RS, entrando no Campus da Universidade, logo após o pórtico ao seu lado esquerdo (Conforme figura 1).
(Figura – 1) – Foto retirada do Google Earth (Acesso em: 31/05/2015)
Metodologia Também conhecido como Decomposição em Triângulos ou das Coordenadas Polares consiste em unir um ponto, denominado de estação ou polo, a todos os outros que compõem o polígono através de ângulos e distâncias medidos no terreno (ESPARTEL, 1977).
Consiste em escolher um ponto no interior do terreno, de onde pudessem ser vistos os demais pontos a serem