Relatorio de topografia
-Introdução
Foram realizado métodos de Levantamento Topográfico Altimétrico, a fim de se obter as alturas relativas de uma superfície para geração de curvas de nível e construção de perfis topográficos.
Estas aulas foram realizas no campus da Facear em Araucaria durante o primeiro bimestre letivo. As leituras topograficas foram realizadas pelo grupo de alunos
João Carlos, Pricila, Olivir, Felipe, Jorge, Glaucio e orientados pela professora Lindsay
Segundo a NBR 13133/1994 Nivelamento geométrico (ou nivelamento direto) é, Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.
MÉTODOS
Iniciamos o levantamento topográfico através do reconhecimento prévio da área, procedimento esse ao qual recebe o nome de levantamento topográfico expedito, também foi utilizado o apoio topográfico que consiste num conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico.
Nomeação e identificação dos pontos
Esse procedimento de nomeação é muito importante para identificarmos os pontos durante a plotagem do valor das cotas.
Feito isso, estacionamos o nível com auxilio do nível de bolha, tripé e parafusos calantes, a meia distancia entre os pontos de re e vante . E fez-se a leitura do fio superior, inferior, e o fio médio foi feito por cálculos e depois a verificação do fio médio no equipamento em cada um dos pontos . Um dos integrantes do grupo, munido da mira deslocou-se até o ponto (A4) fizemos a leitura do fio superior, inferior, médio e anotamos em caderneta de campo , por ser a primeira leitura ela será considerado a leitura de ré e as leituras posteriores serão consideradas leitura de vante .As outras leituras seguiram os mesmos passos.
As leituras dos ponto de nivelamento foram feitas da