Trabalho
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A história do salto triplo.
Os principais elementos necessários para que se realize um bom salto triplo.
As principais fases de realização do salto triplo.
Duração das atividades
100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento anterior para esta aula.
Estratégias e recursos da aula professor deverá preferencialmente por um espaço gramado ou possuir colchões para amortecer o impacto dos exercícios nos alunos.
Atividade 1
O professor através de uma conversa perguntar se algum aluno sabe o que é o salto triplo, ou se já viu em algum lugar? Perguntar como cada um tentaria executar um salto triplo, considerando que pode dar três impulsões. Pode solicitar que experimentem algumas formas em que fariam a execução deste tipo de salto.
Em seguida, deverá reunir a turma, historiar e explicar o que é um salto triplo, conforme segue abaixo.
“O Triplo Salto é um salto horizontal muito exigente. As suas origens remontam aos antigos Jogos Olímpicos dos Gregos, quando não existiam regras e os atletas podiam dar dois pulos e um salto, ou três passos e um salto durante a competição.
Distribuir o texto para os alunos:
O que é o salto triplo.
Texto retirado do site http://efapoio.blogspot.com/2007/05/atletismo-triplo-salto.html, o professor deverá fazer a leitura do texto.
Ler o texto.
Assim, o objetivo deste tipo de salto é atingir a maior distância possível utilizando tres impulsos durante o salto. Para realizar um salto, executa-se o impulso inicial, uma passada saltada e um salto final. A tábua de impulsão está a treze metros da areia para os homens e a onze metros para as mulheres. O comprimento do salto é medido a