Apostila texto narrativo e descritivo
A narração é um processo de composição de texto cujo conteúdo está vinculado, em geral, a uma sequência de ações, envolvendo narrador e personagens no tempo e no espaço. Os produtos desse processo chamam-se narrativas. Contos, novelas, romances, certas crônicas são exemplos de narrativas. Além desses gêneros, notícias de jornal, histórias em quadrinhos, piadas, letras de música e poemas também constituem narrativas quando trazem uma história e apresentam uma sucessão de fatos. A narrativa não se presta apenas a contar uma história, mas também expressa um ponto de vista, determinadas ideias e valores, mesmo quando se trata de textos de cunho informativo ou jornalístico. Leia uma pequena narrativa em forma de poema.
Anedota búlgara
Era uma vez um czar naturalista que caçava homens.
Quando lhe disseram que também se caçavam borboletas e andorinhas, ficou muito espantado e achou uma barbaridade.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. Você notou que esse poema não só narra uma história, como também expressa determinadas ideias e valores: a desumanidade do czar. As piadas, as histórias em quadrinhos também trazem, direta ou indiretamente, valores e temas morais, sociais, religiosos, econômicos. Nos quadrinhos ao lado, por exemplo, é perceptível o tema da violência urbana, que tanto preocupa os moradores das grandes cidades brasileiras.
Porque gostamos de uma boa história?
Uma boa história desperta interesse, apresenta uma dinâmica que permite ao leitor partilhar emoções e experiências vivenciadas pelos personagens. O que a torna interessante é o elemento gerador da dinâmica narrativa, o chamado conflito. Umberto Eco, escritor italiano, faz a seguinte reflexão acerca do ato de narrar:
Entendo que para contar é necessário primeiramente construir um mundo, o mais mobiliado possível, até os últimos pormenores. Constrói-se um rio, duas margens, e