09876321-03
429 palavras
2 páginas
Universidade Federal do Piauí – UFPIUniversidade Aberta do Piauí – UFPI
Licenciatura Plena em Letras Português – EaD
Disciplina: Leitura e Produção de Texto I
ATIVIDADE DA SEMANA 3 – TIPOLOGIA TEXTUAL
A partir da leitura dos textos da apostila cedida pela UAPI e dos materiais de apoio disponibilizados na plataforma, teça considerações a respeito dos tipos textuais narração, descrição e dissertação, relacionando-os. Produza, no mínimo, uma lauda (página).
Dentre os critérios de avaliação, basicamente:
1. Fundamentação teórica;
2. Autenticidade;
3. Objetividade;
4. Pertinência.
Obs.: Ao citar algum trecho de texto, destaque-o usando aspas e, ao final da citação, indique a obra correspondente da seguinte maneira: (AUTOR, ano, página)
Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.
Narrar é contar um fato. Descrever é dar detalhes. Dissertar é defender um ponto de vista.
Então, narrar é contar uma história e, para que haja uma narração, é preciso que haja: um fato ou episódio; personagens e interação entre esses personagens; enredo ou trama; tempo e ambiente.
Dentro de texto narrativo, pode haver elementos descritivos, pois é quase impossível redigir uma narração sem ter características de uma personagem, do ambiente, do fato contado. Tais características podem ser físicas ou psicológicas.
A descrição funciona como elemento fundamental na narração, pois quando o escritor abre o texto, ele se vale dos efeitos descritivos para pintar a personagem, criar todo o ambiente da história que é contada, logo entende-se que a narração comporta a descrição.
O texto descritivo é o tipo de texto que se procura caracterizar com palavras a imagem de uma pessoa, objeto,