APOSTILA Parte 2
Disciplina :
Ricardo Wagner Camilo
Recursos Materiais e Patrimoniais
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Parte 2
2. FUNÇÃO:
É o setor responsável pelo controle das disponibilidades e necessidades totais do processo produtivo, que envolvem não só os almoxarifados de matériasprimas e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados.
2.1. Administração de Estoques
Todas as Organizações de Transformação certamente tem uma preocupação relevante com o Controle de Estoques, visto que, afeta de maneira bem definida o resultado da empresa. Os materiais e produtos que compõem os estoques são: matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, material de escritório, material e peças em processos e produtos acabados.
Devemos ter uma preocupação constante com os níveis de Estoque – quantidades - de cada item ou produto, considerando sempre seus custos de processo e estocagem, para que sejam economicamente viáveis. Níveis elevados de estoque para atendimento à demanda provocam altas necessidades de capital de giro e consequentemente custos elevados. No entanto, baixo nível de estoque pode acarretar atrasos na entrega, replanejamento do processo produtivo, insatisfação do cliente e, principalmente, a perda do cliente. A necessária e correta administração de estoques será percebida claramente, quando os bens exigidos no atendimento de pedidos, não estiverem disponíveis no momento exato de sua necessidade. A boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção, ou seja, prover o material certo, no local de produção certo, no momento certo e em condição utilizável ao custo mínimo para a plena satisfação do cliente e dos acionistas.
A administração logística é composta além do transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos, por outras atividades que compõem seu ciclo básico: obtenção, embalagem de proteção, armazenagem, manuseio de materiais e manutenção de informações.
2.2.