Apostila - materiais e processos textêis
As Indústrias Têxteis estão presentes em todas as nações do mundo, assumindo importância estratégica nas economias em desenvolvimento, pois absorvem grande parte da mão de obra direta além de não exigir investimentos fixo tão grandes quanto algumas indústrias tecnológicas.
Na busca de produzir artigos com uma maior qualidade e produtividade, a indústria têxtil tem incorporado novas tecnologias nos campos das ciências físicas, químicas e biológicas.
OBJETIVOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL
1. Transformar a matéria prima (fibras naturais ou químicas) em fios ou tecidos que possam ser utilizados nos produtos a que se destinam, sem necessitar de modificações posteriores em sua estrutura básica. 2. Desenvolver produtos capazes de atender as exigências do consumidor final no que tange a qualidade e preço.
1. ESTUDO DAS FIBRAS TÊXTEIS
Conceito: Fibra é a unidade da matéria com forma de pêlo, cujo diâmetro é muito pequeno em relação ao seu comprimento, o que dota a fibra de grande flexibilidade.
A Indústria Têxtil utiliza diferentes espécies de fibras, oriundas dos reinos: vegetal, animal e mineral, existindo ainda as que são quimicamente produzidas pelo homem, através da utilização de materiais provenientes da natureza. Observe como se classificam as fibras.
1.1 CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS
Vegetais – Algodão, Linho, Juta, Ramí
FIBRAS NATURAIS Animais – Seda, Lã
Fibras Artificiais Viscose, Acetato
FIBRAS QUÍMICAS Poliamidas ou nylon 6 e 6,6 Fibras Sintéticas Poliéster Poliuretanos (lycra) Acrílico
1.2 DESCRIÇÃO DAS FIBRAS
Apresentaremos a descrição das fibras acima mencionadas.
1.2.1 ALGODÃO: É uma fibra extraída da semente do algodoeiro. Até o Século XVIII o algodão possuía um certo valor de raridade, porém com a invenção da máquina de fiar (filatório) iniciou-se um grande