Viscose
Simbologia têxtil: CV
A Viscose foi descoberta em 1891, por Cross e Bevan ao desenvolverem um novo processo de produção de fibras têxteis artificiais que consistia no mesmo processo de execução da seda artificial, mas em solução alcalina. Começou a ser produzida para fins comerciais em 1910 pela American Viscose Company – empresa norte-americana associada à Samuel Courtaulds and Co., Ltda, primeira produtora do Liocel – e os níveis de produção mundial atingiram o auge já nos anos 40. Contudo a sua exploração estagnou a partir dos anos 60.
A fibra de viscose é produzida a partir de um elemento natural, o línter de algodão. Tratase de uma fibra regenerada obtida através da dissolução das fibras de material celulósico . Foi a primeira fibra artificial. É fabricada na forma de filamento contínuo e de fibra cortada.
Formação da celulose alcalina
Banho de ácido sulfúrico e sulfato de soda.
Alongamento
Formação do xantato de celulose
Fieiras.
Formação do fio de viscose
Formação do liquido viscoso(viscose).
Eliminação das bolhas.
Filtragem.
Amadurecimento.
Rayon viscose = Rayon + Viscose
A frisagem é uma operação física que visa dar às fibras ondulações, sem as quais estas fibras não poderiam ser usadas nas máquinas de fiação desenvolvidas para o algodão. Forma circular em dentes de serra. Brilho característico.
Crepe de Viscose: Fio de filamento de viscose, excessivamente torcido. Fios Fiados de Viscose: O filamento de viscose pode ser cortado em comprimentos desejados e processados em fiações apropriadas para algodão, lã ou Linho. · Fio de Fibra Curta: Fio processado em fiação própria de algodão. A fibra é mais fina e sedosa e o tecido tem um toque muito macio, utilizado na produção de artigos conhecidos por cidélia, lazinha, etc. · Fio de Fibra Longa: Fio processado em fiação própria para lã ou linho. A fibra mais grossa e mais rígida do que aquela