Elementos constitutivos do processo de trabalho na perspectiva crítica
Gisele Kava[1]
Eixo temático: Trabalho e Serviço Social
Comunicação Oral
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo central apresentar uma primeira aproximação acadêmica sobre a categoria mercadoria expressa no livro O Capital de Karl Marx. A partir das leituras realizadas na Disciplina Trabalho, Processo de Trabalho e Constituição da Sociabilidade I, bem como a participação em movimento no projeto de pesquisa vinculado à Bolsa PIBIC- ações afirmativas, 2010-2011. Enquanto trabalho acadêmico de pesquisa obteve como resultado a construção do texto que ora apresentamos, o qual expressa a síntese do aprendizado sobre a categoria mercadoria.
Palavras Chaves: Mercadoria; Sociedade Capitalista; Valor Trabalho.
Introdução:
O processo de ensino-aprendizagem na formação acadêmica tem como um dos seus significados possibilitarem que os acadêmicos, por meio de orientação docente, consigam apreender conteúdos cêntricos relacionados à formação específica do Curso. Neste sentido, tratar da discussão que versa sobre a categoria trabalho, eixo fundante na formação do Curso de Serviço Social, exige que o entendimento de categorias elaboradas por Marx no livro O Capital, sejam apresentadas aos acadêmicos e, durante os diferentes processos de intervenção teórica possa aproximar e aprofundar os enunciados principais. Assim, buscamos trazer o estudo realizado, bem como a forma de apropriação do referido conteúdo. Este processo possibilitou atingirmos o objetivo traçado no Projeto de PIBIC sob a orientação do docente Dr. Alfredo Batista. Ressaltamos que estes conteúdos estão interligados à totalidade da formação acadêmica de graduação e, abrem-se caminhos para aprofundamentos futuros.
Revisão da Literatura:
Em O Capital, obra publicada por Marx com maior alcance analítico e interpretativo da sociedade burguesa, é considerada pela maioria dos críticos da Economia Política como a expressão