Apostila - Gestão de Crises
OBJETIVOS DO CURSO
O curso de Gestão de Crises tem o objetivo de fornecer ferramentas ao leitor para que o mesmo venha a obter conhecimento sobre o que deve ser feito em momentos de crise, o que não deve ser feito e como estar preparado, através de análise feita da importância do plano de gerenciamento de crises para a organização, o qual visa, com planejamento, tornar comum as ações a serem tomadas no momento de conflito ou crise.
Este curso contém diversas abordagens sobre o gerenciamento de crises, conceitos e suas características, desde o planejamento antes do conflito, o que deve ser feito durante, até o como agir após uma crise.
1. INTRODUÇÃO
“Crise é qualquer evento que possa impedir ou dificultar o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela corporação” (Pezzo) De modo geral as organizações sempre estiveram em contato com crises. Atualmente, com a rapidez na troca de informações e o desenvolvimento dos meios de comunicação, as organizações juntamente com as suas ações estão sendo alvos de atenção, pois a população está se descobrindo como parte agregada do meio social que as organizações desenvolvem.
Nesta nova sociedade digital em que passamos a habitar, a palavra convergência assumiu as dimensões de um mantra. Convergência significa dizer que “eu vejo o mundo”. O oposto da convergência significa entender que “o mundo me vê”, é estar perto do mundo todo e o mundo todo estar mais perto de nós. Mais perto especialmente de nossos erros.
Estamos muito mais em público do que estávamos até meados de década de 1990. Somos agora todos pessoas públicas. Estamos em público dentro do elevador, quando mandamos ou recebemos um e-mail, quando falamos ao telefone, quando trocamos mensagem no trabalho. Estamos muito mais em público do que nos acostumamos a pensar que estamos. E toda vez que desconhecemos essa nova realidade, reputações passam a estar na berlinda. Pelo simples motivo de que, se todos estamos mais em público, as