3° Lei de Newton
O objetivo deste trabalho é mostrar, através dos conceitos pedagógicos estudados até o momento, o modelo de aula de física ideal – ou o mais próximo disso – dentro do assunto mecânica.
Utilizamos como embasamento teórico os três momentos pedagógicos: a interdisciplinaridade, a transposição didática e a psicologia sócio-histórica de Vygotsky.
O tema da aula será a 3ª Lei de Newton aplicada no desafio de perfurar um coco com uma bala de iogurte. Explicaremos como funciona a Lei da Ação e Reação por meio do experimento que consiste em furar um coco verde com uma bala de iogurte (7 Belo).
O experimento foi feito em três turmas de 1º ensino médio e obteve resultados positivos. O nosso modelo de aula foi baseado nesta experiência.
Daremos início à aula, por meio da seguinte problemática: É possível perfurar o coco com uma bala de iogurte? Ao mesmo tempo, exibiremos os dois objetos diante dos alunos. Após minutos de prováveis comentários e dúvidas manifestadas pelos alunos, mostraremos o procedimento empiricamente:
Moldar a bala até que ela fique em formato de cone.
Apoiar esse cone sobre uma superfície dura.
Perpendicular à superfície (ponta do cone), bater o coco na bala.
Mostrar o resultado (o cone de bala realmente fura o coco). Prova disso é que sai a água do coco.
Os alunos sentirão necessidade de manusear o coco e ver o resultado de perto, cutucando a bala pra ver se realmente perfurou a fruta ou se apenas amassou. Questionarão como foi que isso aconteceu e tentarão, de modo não científico, explicar como é possível uma bala perfurar a superfície sólida e dura de um coco. Neste momento, explicamos os princípios físicos envolvidos: 3ª Lei de Newton e Pressão. Começamos a explicar toda a 3ª Lei de Newton, relacionamos com outros fatos do cotidiano e retomamos o experimento feito em sala. Como pressão é um tema relacionado à hidrostática, é conveniente explicá-lo apenas superficialmente, deixando o aprofundamento no