Apostila de recrutamento
A dinâmica do atual contexto econômico requer das empresas uma organização eficaz, ágil e flexível para adaptar-se cada vez mais rápido às mudanças que as cercam.
A organização tendo a necessidade de preencher uma vaga existente é necessário que haja etapas preliminares para o preenchimento desta vaga como, por exemplo, a definição de perfil do cargo ou função e o perfil do candidato solicitado que deverá preencher esta vaga em aberto. Os perfis devem estar alinhados, tendo vista a minimização de erro da escolha.
Chiavenato (1997, p. 205-206, citado por Chiavenato, 2004, p. 113), neste sentido, afirma que o Recrutamento é "um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização". O autor refere-se ao processo de recrutamento com sendo um sistema de informação pelo qual a organização divulga ao mercado as vagas que pretende preencher em seu quadro de colaboradores.
Recrutamento é o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro dela, fora dela ou em ambos os contextos (CHIAVENATO, 2004, p. 113).
A etapa de recrutamento é de fundamental importância para que a organização busque com maior assertividade os candidatos, pois realiza uma espécie de filtro fazendo com que somente candidatos interessados e que se aproximem dos requisitos seja chamado para as seguintes etapas de preenchimento da vaga em aberto.
Quanto às técnicas utilizadas para fazer o mercado saber da vaga existente deve-se observar: qual a vaga está sendo oferecida? E onde e qual é o meio que seu público-alvo acessa as informações pertinentes a ele?
Para tanto, há várias