Apostila de organica
[pic]
CURSO TECNICO EM QUÍMICA
APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA – 3º PERÍODO
Professores: Claudenize P. S. Leal Fernanda Sousa Giovani Teixeira
CURITIBA
2012
Carboidratos
Também chamados de glicídios ou açúcares, são aldeídos ou cetonas poli-hidroxilados. A origem do nome carboidrato vem do fato de algumas espécies possuírem fórmulas resumidas como Cx(H2O)y, os hidratos de carbono.
Ex. Gliceraldeido
[pic]
Podem ser encontrados desde estruturas simples como o açúcar comum, até compostos complexos como celulose.
Classificação
Nos monossacarídeos o nome é dado de acordo com o número de carbonos presentes na molécula (tetrose, pentose, etc). Recebem este nome por terem 1 unidade aldose ou cetose. Os monossacarídeos NÃO sofrem hidrólises.
Monossacarídeos em solução apresentam-se na forma cíclica. No ciclo, o posicionamento é importante, pois depende do produto gerado.
Ex.
Frutose (cetose)
[pic] [pic] [pic]
Glicose (aldose)
[pic] [pic] [pic] [pic] [pic]
Os monossacarídeos geralmente possuem vários carbonos quirais e, conseqüentemente, apresentam muitos isômeros ópticos. Suas estruturas podem ser consideradas como derivados dos aldeídos glicéricos dextrógiro (+) e levógiro (-).
[pic]
A numeração da cadeia carbônica começa no carbono da carbonila.
D ou L ? – Diz-se a hidroxila do penúltimo carbono (esteriocentro).
D-Glicose L-glicose
[pic]
Ciclização
O grupo aldeído (aldose) ou cetona (cetose) pode reagir com uma oxidrila da própria molécula, dando uma cadeia fechada ou cíclica. Quando a ciclização ocorre no carbono C4 dá origem a um anel de 5 átomos (quatro carbonos e um oxigênio) lembrnado o composto furano, assim a forma cíclica é a furanose. No entanto se ocorrer no carbono C5 ela será