apostila de organica experimental
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Química Orgânica Experimental
QUI0622
Caio Lima Firme
1
Introdução e orientações gerais
2
Conduta e segurança no laboratório
Introdução
Toda atividade desenvolvida em laboratório representa potencialmente algum tipo de risco que pode acarretar ferimento, doença ou dano material. Estes riscos estão relacionados com o tamanho e a complexidade do laboratório, seja ele voltado para realização de testes analíticos, para o controle de processos ou para o desenvolvimento de investigações científicas.
A prevenção de acidentes é parte integrante do trabalho de todas as pessoas. A maioria dos riscos nos laboratórios pode ser eliminada por boa conscientização, manipulação cuidadosa, supervisão contínua e bom senso. O profissional que falha em estar alerta na aplicação das normas de segurança tem grande chance de transformar um risco em acidente. A segurança do laboratório é um esforço cooperativo e depende do cuidado de todos; segurança é uma responsabilidade compartilhada. Critérios importantes na avaliação da prática
- Estudar, antes da aula, toda a experiência a ser realizada.
- Preparar-se teoricamente sobre o assunto de mesma.
- Anotar os dados obtidos durante a experiência em um caderno. Fazer todas as observações referentes a experiência realizada.
- Ao término do trabalho prático, responder objetivamente, se houver na folha de relatório, às perguntas formuladas na experiência.
- Procure realizar um trabalho honesto e produtivo, pois você está sendo avaliado. 3
Conduta e segurança no laboratório
Recomendações de ordem pessoal
- Não fume, coma ou beba no laboratório.
- Use sempre avental, de algodão preferencialmente.
- Use tênis ou sapato fechado. Não use saia ou bermuda no laboratório.
- Não use roupas de tecido sintético facilmente inflamáveis.
- Não pipete nenhum