Separação ácido benzóico de difenilamina em uma mistura
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
SEPARAÇÃO DE ÁCIDO BENZÓICO E DIFENILAMINA EM UMA MISTURA
Química Orgânica Experimental
Joinville – SC
2014
INTRODUÇÃO
Ácido benzoico é um composto orgânico classificado como ácido carboxílico. Considerado um ácido fraco, sua utilização engloba a síntese de outras substâncias e conservação de alimentos. Em contrapartida a difenilamina é um composto orgânico classificado como base fraca.
A mistura desses dois compostos em éter etílico forma uma solução homogênea passível de separação pelo método de extração por solventes quimicamente ativos. Tal extração é bem sucedida quando executada com substâncias ácidas e básicas.
A extração permite a separação das substâncias em questão para eventuais análises, de cunho qualitativo ou quantitativo.
No presente trabalho, será efetuada a extração de ácido benzoico e difenilamina de uma solução homogênea.
1. OBJETIVO
Realizar a separação de substâncias de caráter ácido (ácido benzoico) e básico (difenilamina) de uma solução orgânica.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A extração por solventes quimicamente ativos, envolve a utilização de uma substância que reage quimicamente com a substância a ser extraída. É muito usada na separação de componentes de uma mistura ou na remoção de impurezas de um composto orgânico, este ultimo processo geralmente denominado lavagem. O processo é mais fácil de ser executado no caso de substâncias ácido ou básico, por conversão em sal, geralmente solúvel na fase aquosa. A substância ácida ou básica, após a separação da fase aquosa, é extraída com um solvente orgânico apropriado (FRANCHETTI, 2011).
O ácido benzóico é um composto aromático, de fórmula química C7H6O2, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, descoberto em meados do século XVI. Trata-se do mais simples dos ácidos