PRESSUPOSTOS TEÓRICOS - Geometria
VANTAGENS E AS CONSEQUÊNCIAS DE SE ENSINAR GEOMETRIA
O ensino da Geometria foi muito prejudicado nas últimas décadas. Atualmente, quando um professor vai ensinar algum conteúdo de Geometria, seus alunos logo perguntam o motivo de estar ensinando Geometria e não Matemática, como se fossem conteúdos distintos e totalmente desligados de qualquer outra disciplina. Geralmente, as escolas têm professores diferentes para ensinar Matemática e Geometria fazendo com que a ideia de que são disciplinas independentes prevaleça.
Segundo Pavanello (1993, p. 7),
O ensino da Geometria na abordagem tradicional já enfrentava grandes problemas em relação ao conhecimento do professor, aos métodos utilizados, à dificuldade em se estabelecer uma ponte entre a Geometria prática indicada para a escola elementar e a abordagem axiomática introduzida no secundário.
Muitas são as desculpas usadas para justificar essa falha. Uma delas é que os professores deixam esse conteúdo para o final do ano, após ensinar todos os outros. Como sabemos, o tempo é curto e o conteúdo de Matemática é muito extenso para ser ensinado de forma satisfatória durante o ano letivo. Sendo assim, o ensino da Geometria fica prejudicado e, na maioria das vezes, nem é ensinado.
Outro motivo é que a maioria dos professores não aprendeu Geometria, ou aprendeu de forma inconsistente, nos seus anos de estudo no ensino Fundamental, Médio e Superior. Desta forma, não se sentem seguros o suficiente para ensiná-lo a seus alunos. A metodologia utilizada também não colabora em nada para a melhoria dessa realidade. Segundo Lorenzato (1995, p. 4) “está estabelecido um círculo vicioso: a geração que não estudou Geometria não sabe como ensiná-la”.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998. p. 22) destacam que “a Geometria tem tido pouco destaque nas aulas de Matemática e, muitas vezes, confunde-se seu ensino com o das medidas”. O que vemos é que o pouco que é ensinado de Geometria se resume ao