telemoveis
TELEMOVEL
Ficha de trabalho
Telemóveis
Telemóvel aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/recetor.
Tratando-se de um aparelho em que o uso foi difundido, ao ponto que nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não esteja na posse de um, trona-se assim de fácil reconhecimento e descrição. Existem centenas de modelos em que a diferenciação se baseia essencialmente em estudos para chegar a um determinado tipo de utilizador, no entanto a sua grande maioria apresenta a forma retangular e de tamanho adequado a que facilmente possa ser segurado e manuseado apenas com uma só mão. Como componentes principais e comuns temos um visor um teclado físico ou recentemente virtual (Touch) e uma bateria, um microfone e um altifalante incorporados, todos eles ligados internamente por complexos circuitos eletrónicos que efetuam a comunicação entre os diversos componentes e o operador. Quanto a sua durabilidade, apesar de ser um equipamento originalmente projetado para ser transportado e manuseado com apenas uma mão, não apresenta grande resistência a quedas, daí exigir cuidados redobrados pois á mais pequena queda corre-se o risco de o equipamento sofrer danos ao ponto de deixar de funcionar, é um equipamento que para além de ficar desatualizado muito pouco tempo depois da compra, degrada-se rapidamente com o uso, raramente ultrapassando os três anos.
No sentido de melhor percebermos o seu funcionamento, podemos dividir em duas áreas distintas, o seu funcionamento enquanto equipamento individual e enquanto equipamento de comunicação, que interage na partilha de informação com outros equipamentos do mesmo género, na primeira situação como já vimos anteriormente o seu funcionamento interno baseia-se em