Os telemóveis
O telemóvel
Atualmente, o telemóvel é um utensílio indispensável no dia-a-dia da população tal como outros meios de comunicação, mas sendo o telemóvel um objeto que pode ser transportado para onde se quiser, torna-se de uma certa forma viciante, sem duvida de que se encontra contactável.
Nestes mesmos equipamentos, podem-se encontrar diversas funcionalidades, tais como: televisão, rádio, serviço rápido e simples de mandar mensagens ou telefonemas em tempo real, jogos, vídeos, fotografias, mapas, consulta à Internet, entre outras aplicações que nele possam existir.
O telemóvel e sua origem
O primeiro telemóvel foi desenvolvido pela
Ericsson em 1956, chamado Ericsson MTA, que pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado no porta bagagens dos veículos.
A empresa Motorola passou a desenvolver os modelos de telemóveis. No dia 3 de abril de 1973, em Nova
York,
apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X, sendo atualmente considerado o antepassado dos equipamentos atuais.
O telemóvel pela primeira vez
O primeiro telemóvel a ser apresentado ao mundo, como anteriormente referido, foi o Motorola Dynatac 8000X, pela mão de Martin Cooper (diretor de sistemas de operações da empresa Motorola). Foi ele que fez a primeira chamada publica, em Nova Iorque, do qual foi considerado um acontecimento histórico, pois as pessoas ficaram estupefactas pelo uso de um telemóvel em plena rua. Criou-se então a primeira ligação de um telemóvel.
O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de altura, quase 4 cm de largura e 7,6 cm de espessura, além de pesar cerca de 1 quilo.
Efeito da tecnologia na sociedade A tecnologia encontra-se em uma evolução constante. Nos dias de hoje, o telemóvel é algo indispensável na vida humana. É sem duvida impossível alguém sair á rua e não se deparar com alguém a falar ao telemóvel ou encontrar-se ás mensagens. Consegue ser algo muito importante quer no mundo empresarial ou quer
mesmo