Relatorio de solvente
ENGENHARIA CIVÍL – EC1NA
BRUNO FERNANDES LYRA
GABRIEL SOUSA
IGOR PORTELA
ANDRÉ AGUIAR
Prática n° 12 (07/11/2013)
Extração com Solventes
Disciplina: Química Geral Experimental
Professor: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA NOVEMBRO - 2013
BRUNO FERNANDES LYRA
GABRIEL SOUSA
IGOR PORTELA
ANDRÉ AGUIAR
Prática n° 12 (07/11/2013):
Extração com Solventes
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Civil apresentado a Universidade de Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Geral Experimental sob orientação do Professora Adriana Canal Das Virgens
VILA VELHA NOVEMBRO – 2013
INTRODUÇÃO
O processo de extração consiste na separação de um componente de uma mistura por meio de um solvente. A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são, em geral, solúveis em solventes orgânicos e muito pouco solúveis na água, de modo que, ao se formar duas fases pela adição do solvente, após agitação, a substância passa em maior parte da fase aquosa para o solvente. A técnica de extração com solventes reativos depende do uso de um reagente que reaja quimicamente com o composto à ser extraído, e geralmente é empregado para remover pequena impurezas de um composto orgânico ou para separar os componentes de uma mistura.
Consistem em si, dois tipos de extração: Múltipla e Simples.
Simples: Este tipo de extração é realizado apenas com um funil, este processo da a possibilidade de isolamento de apenas uma substancia, dissolvida em um solvente apropriado.
Múltipla: Neste caso a Extração é sucessiva porém com porções menores de solvente.
Objetivo
Temos o objetivo de tomar conhecimento de técnicas de extração, para obter a purificação, isolamentos e purificação de produtos de uma reação. Podemos também fazer esse mesmo processo em plantas.
Parte Experimental