solubilidade
2009/2010
1
RELATÓRIO DA ACTIVIDADE
LABORATORIAL
ACTIVIDADE LABORATORIAL
2.5 – Solubilidades: Solutos e Solventes
OBJECTIVO
Estudar a solubilidade de certos solutos em determinados solventes e comportamento solúvel de uma substância em água em que se varia a temperatura.
INTRODUÇÃO
Um soluto é a substância que se dissolve em um solvente (aquele que dissolve). Nem todos os solutos são solúveis em um determinado solvente. Este facto deve-se às ligações químicas entre os átomos do soluto e do solvente. Um solvente é capaz de dissolver um determinado soluto, se este apresentar a mesma polaridade das moléculas que constituem o solvente. Por exemplo, sendo a água
(H2O) uma molécula polar, apenas solutos cujas moléculas constituintes são polares são solúveis neste solvente. Um exemplo da situação oposta será o tetracloroeteno (Cl 2C) que é uma molécula apolar apenas consegue dissolver soluto cujas moléculas são apolares. A solubilidade em água depende das interacções entre as moléculas de solvente (água) e de soluto, sendo que quando as forças entre os iões do sal e as moléculas do solvente predominam sobre todas as outras, o composto é muito solúvel.
O objectivo da atividade será estudar a solubilidade de diferentes solutos em diferentes solventes e a influência da temperatura na solubilidade. Para além disso será estudada a miscibilidade entre diferentes solventes.
Material
Pipeta Graduada (3mL)
Tubos de Eppendorf
Vareta de Vidro
Balança Analítica (610,0±0,1g)
Gobelé
Garrafa de Esguicho
Placa de aquecimento
Termómetro
Tubos de Ensaio
Pipeta Volumétrica
Gelo
Reagentes
Cloreto de Sódio
Cloreto de Cálcio
Carbonato de Cálcio
Iodo
Água
Etanol
Diclorometano
11º Ano
MATERIAL E REAGENTES
Relatório da Actividade Laboratorial de Química
2009/2010
2
Nitrato de Potássio
PROCEDIMENTO COM ESQUEMA DE MONTAGEM
Solubilidade