apostila de marketing 11 ciclo de vida do produto
A ORGANIZAÇÃO DE MARKETING
11 - ESTRATÉGIA DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO
O ciclo de vida de um produto começa onde termina o processo de desenvolvimento de um novo produto. Os vários estágios do ciclo de vida de um produto exigem uma reprogramação constante das estratégias e recursos. A posição de vendas e a lucratividade de um produto mudam através do tempo. O ciclo de vida de um produto é uma tentativa de se reconhecer os estágios distintos no seu histórico de vendas. Correspondentes a esses estágios existem oportunidades e problemas distintos com relação à estratégia de marketing e o potencial de lucro.
11.1 - Estágios do Ciclo de Vida do Produto
A representação da história das vendas de um produto segue a forma de S, esta curva é tipicamente dividida em quatro estágios conhecidos como introdução, crescimento, maturidade e declínio. A determinação dos pontos em que esses estágios começam e terminam é um tanto arbitrária, geralmente baseia-se no ponto em que a taxa de crescimento ou declínio de vendas tende a se tornar acentuada.
11.1.2 - Ciclo de Vida da Classe, da Forma e da Marca do Produto
O conceito de CVP deve ser definido com respeito a se o produto é ou não uma classe de produto (cigarros), uma forma de produto (cigarros com filtro), ou uma marca (Philip Morris sem filtro). As classes de produtos possuem históricos de vida mais longos do que formas específicas de produtos e, certamente, do que a maioria das marcas. O conceito de CVP é útil principalmente para desenvolver estratégias eficazes de marketing nos seus diferentes estágios.
11.2 - ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO
O estágio de introdução é marcado por um lento crescimento nas vendas. Buzzel identificou quatro causas para este fato de muitos produtos alimentícios beneficiados:
1) - demora na expansão da capacidade de produção
2) - problemas técnicos (corrigindo os defeitos)
3) - demora em tornar o produto disponível aos clientes,