Apostila De Geometria Descritiva
NOTAS DE AULA
SISTEMAS DE PROJEÇÃO
Para se fazer à representação gráfica dos objetos sobre um plano, efetua-se a projeção do mesmo, utilizando-se um sistema de projeções. Entende-se por projeção de um objeto sobre um plano, às interseções com esse plano, de um feixe de retas que passa por todos os pontos do objeto. A cada uma dessas retas denomina-se projetante do ponto no plano.
Um sistema de projeção é definido por um centro de projeção e um plano de projeção.
O centro de projeção é o ponto fixo de onde partem ou por onde passam as projetantes. De acordo com a posição desse centro de projeção têm-se dois grandes sistemas de projeções: sistema de projeção cônico e sistema de projeção cilíndrico.
SISTEMA DE PROJEÇÃO CÔNICO
Também chamada de projeção central, é o tipo de projeção cujos raios projetantes que passam pelos pontos do objeto, atingindo o plano de projeção, partem sempre de um ponto fixo (centro de projeção), situado a uma distância finita do objeto, resultando em projetantes convergentes.
SISTEMA DE PROJEÇÃO CILÍNDRICO
Também chamada de projeção paralela. Quando no sistema anterior o centro de projeções se desloca ao infinito (ponto impróprio) temos o caso das projeções cilíndricas, sendo todas as projetantes paralelas a uma direção d. Assim, as projeções cilíndricas podem ser ortogonais ou oblíquas.
Projeções Ortogonais Projeções Oblíquas
PERSPECTIVAS
Estas projeções sobre um plano de projeção, sejam em um ou outro sistema, são denominadas perspectivas, porque a projeção é a imagem do objeto sobre o plano, por um olho colocado sobre o centro de projeção. Nesse caso o centro de projeção, o plano de projeção e as projetantes se denominam, respectivamente, ponto de vista, quadro e raios perspectivos.
Note que um desenho perspectivo nos é útil para termos