APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA
GEOMETRIA DESCRITIVA
NOTAS DE AULA P/ O CURSO DE ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
O objetivo destas notas de aula é proporcionar aos alunos de Geometria Descritiva da Escola de Minas da UFOP, material para que as aulas da disciplina possam transcorrer de forma dinâmica e eficiente. Pretende-se fornecer um resumo de cada conteúdo, com as respectivas figuras, para que os alunos possam participar efetivamente do desenvolvimento teórico da disciplina, sem necessidade de fazer anotações que são, na maioria das vezes, responsáveis pelo desvio da atenção dos alunos da essência das atividades efetuadas em sala de aula. Esse trabalho não tem a pretensão de esgotar os conteúdos desenvolvidos, por isso, é imprescindível que os alunos não limitem o estudo a estas notas, sendo de fundamental importância à busca de informações em literatura específica.
A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS OBJETOS E A
GEOMETRIA DESCRITVA
Desde o início da civilização o homem utiliza a linguagem gráfica como forma de comunicação. Bem antes da escrita surgiram as pinturas, os desenhos e os primeiros mapas. Com o tempo, o homem passou a utilizar a representação gráfica para transmitir suas idéias a respeito do que deveria ser construído, porém, a forma de representação que utilizava era empírica, não existia precisão. Era necessário, pois, um memorial descritivo minucioso para acompanhar o desenho do que se queria construir. Dessa forma, foram surgindo os projetos.
O desenvolvimento da humanidade levou o homem à busca mais precisa para projetar e construir objetos e, conseqüentemente, uma forma mais precisa de representação gráfica. Essa necessidade crescente conduziu ao que se tem hoje em termos de linguagem gráfica, presente em várias áreas de atuação do homem. Difícil assinalar alguma atividade na qual, em maior ou menor proporção, não seja necessário recorrer à representação gráfica.
Neste contexto surge a Geometria Descritiva, que além de ser utilizada como instrumento na