Apostila De Eletricidade Basica
ELETRICIDADE BÁSICA
Salvador, Agosto de 2005.
1. Conceitos Básicos Fundamentais
Estrutura Atômica
A figura 1.0 é a representação esquemática de um átomo de Bohr.
Este átomo é composto por um núcleo e por uma ou mais camadas de elétrons (eletrosfera). O núcleo é composto de prótons (carga eletrica positiva) e neutrons (carga elétrica neutra).
Carga Elétrica
Foi descoberto experimentalmente que a carga de um elétron é igual a 1,6.10-19 C. Ou seja, um material que possui n elétrons terá uma carga elétrica Q igual a:
, onde e = 1,6.10-19 C e n é o número de elétrons.
Tensão Elétrica(V)
É a diferença de potencial entre dois corpos, que está ligado diretamente à diferença de cargas entre os dois corpos, ou seja:
Unidade: [V] Volt (V)
Condutores e Isolantes
Chamamos de condutor todo corpo que possui elétrons livres em sua estrutura cristalina, de forma análoga, todo corpo que não possui esta propriedade é chamado de isolante.
Em verdade, os materiais condutores possuem poucos elétrons na órbita de valência (menos de quatro). Os melhores condutores possuem um elétron na última camada. A alta condutibilidade é devido à fraca ligação entre este único elétron e o núcleo do átomo, de modo que, à temperatura ambiente, a energia térmica é suficiente para arrancá-lo da sua órbita e torná-lo um elétron livre.
São exemplos de Condutores: ferro, prata, ouro, cobre e alumínio.
Exemplos de materiais Isolantes: Madeira, plástico, vidro e mica.
Princípio da Atração e Repulsão
Cargas de mesmo sinal se repelem, e cargas de sinais diferentes se atraem.
Corrente Elétrica (A)
É o fluxo ordenado de elétrons que vai sempre do menor potencial para o maior potencial (do mais negativo para o mais positivo).
Intensidade: , onde Q é a quantidade de carga em C e ∆t é o intervalo de tempo gasto pelos elétrons para atravessar o material.
Unidade: (Ampère)