ELETRICA
(EM DUPLA DE DOIS OAPÍTULO 6 MEDIDAS ELÉTRICAS
6.1 INTRODUÇÃO
Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a mensuração de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos. Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade.
A principal forma de classificar os instrumentos de medidas elétricas diz respeito à forma como as medidas são apresentadas. Assim, existem os instrumentos digitais, nos quais a medida é expressa diretamente por dígitos numéricos, e os analógicos, onde a leitura é feita através de comparação.
O estudo de medidas elétricas é bastante vasto e importante. Porém, devido às limitações de carga horária da disciplina, neste trabalho serão analisadas tão somente as principais características dos instrumentos e a forma correta de utilizá-los.
6.2 CONCEITOS BÁSICOS
Padrão é a grandeza que serve de base ou referência para a avaliação da quantidade ou da qualidade da medida; deve ser estabelecido de tal forma que apresente as seguintes características: • permanência, significando que o padrão pode se alterar com o passar do tempo nem com a modificação das condições atmosféricas; • reprodutibilidade, que é a capacidade de obter uma cópia fiel do padrão.
Erros são inerentes a todo o tipo de medidas e podem ser minimizados, porém nunca completamente eliminados. Em medidas elétricas, costuma-se considerar três categorias de erros:
a) Grosseiros alguns exemplos
São sempre atribuídos ao operador do equipamento e, de uma maneira geral, pode-se dizer que resultam da falta de atenção. A ligação incorreta do instrumento, a transcrição equivocada do valor de uma observação ou o erro de paralaxe1 são
Esses erros podem ser minimizados através da repetição atenta das medidas, seja pelo mesmo observador ou por outros.
b) Sistemáticos
Devem-se a