gestao empresarial
O assunto “Estratégia de Gestão Empresarial” é vasto e polêmico, mas nem por isso tira o peso deste tópico.
Sob a conceituação de estratégia, qualquer que seja ela, destacam-se palavras que fazem parte do vocabulário do gestor moderno, tais como: posicionamento, competitividade, objetivos, desempenho, resultados, mudanças e similares.
O que significa “Estratégia de Gestão Empresarial”?
Presumindo que praticamente toda empresa deseja capitalizar em cima de uma vantagem competitiva, ela deve decidir qual é a sua e fazer com que a mesma seja percebida pelo seu público.
Por que buscar uma diferenciação? Ser "tudo para todos" significa que uma empresa não tem qualquer vantagem competitiva. Estratégia é criar uma posição única e valiosa. Ser diferente, ou seja, ocupar uma posição (ainda) não explorada e assumir uma postura de criar valor único para o mercado, é o primeiro ingrediente de um posicionamento estratégico. Por que buscar a percepção pelo mercado? Demarcar uma posição única no mercado, percebida pelos potenciais stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e investidores) assegura a atração dos mesmos e levanta barreiras contra a entrada de concorrentes.
Para que serve uma Estratégia de Gestão Empresarial?
Uma Estratégia de Gestão Empresarial serve para traçar caminhos que levam ao crescimento mercadológico e ao desenvolvimento organizacional. Ao traçar esses caminhos é bom lembrar da essência do sucesso empresarial, expressa nas duas dimensões“Crescimento e Rentabilidade”.
Logo, uma estratégia vencedora, para se tornar sustentável, traz intrinsicamente o critério da capacidade de inovação: adaptação à evolução mercadológoica e tecnológica, levando à geração contínua de novos