QU MICA Enxofre
DOCENTE: ROSÂNGELA - QUÍMICA
DISCENTES: JHENNIFER BIANCA SANTOS MELO – 1º ANO “A”
ENXOFRE (S)
Rondonópolis-MT
2014
Desenvolvimento
O enxofre (do latim sulphur) é um elemento químico de símbolo S , número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e de massa atómica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. É um elemento químico do grupo 16 (não-metais) que pertence ao terceiro período da tabela periódica.
O enxofre é moderadamente reativo e queima ao ar, formando dióxidos. Ele se combina diretamente com a maioria dos elementos, tanto metais quanto não-metais, embora com menor facilidade que o oxigênio. Possui maior tendência à formação de cadeias e ciclos (variedades alotrópicas) que os demais elementos de seu grupo. Com o nitrogênio ele forma uma extensa e incomum variedade de compostos que não encontram correspondentes nos demais elementos. O enxofre é um constituinte essencial, embora menos frequente, de certas proteínas. Está presente nos aminoácidos cistina, cisteína e metionina.
Características principais
Este não-metal tem uma coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre. É insolúvel em água, parcialmente solúvel em álcool etílico, porém se dissolve em dissulfeto de carbono. É multivalente e apresenta como estados de oxidação mais comuns os valores -2, +2, +4 e +6.
Em todos os estados, sólido, líquido e gasoso apresenta formas alotrópicas cujas relações não são completamente conhecidas. As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedro ortorrômbico ( enxofre a ) e o prisma monoclínico ( enxofre ß ) sendo a temperatura de transição de 95,5 °C; em ambos os casos o enxofre se encontra formando moléculas S8 na forma de anel. As diferentes disposições destas moléculas é que produzem as diferentes estruturas cristalinas. À