RRai CENTRO DE TECNOLOGIA DO G S E ENERGIAS RENOV VEIS
2834 palavras
12 páginas
CENTRO DE TECNOLOGIA DO GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS.PESQUISA: MEDIÇÃO DE LÍQUIDOS.
Docente: Breno Câmara
Discente: Raí Moura
Curso: Metrologia
Junho; 2015.
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar:
Exatidão desejada para a medição
Tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases,
Condutividade elétrica, transparência, etc.
Condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar
Espaço físico disponível
Custo, etc.
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia. Por exemplo; O hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, etc.
Como podemos definir vazão
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo.
Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.
, onde: V = volume, t = tempo, Q = vazão volumétrica.
Vazão mássica – É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.
, onde: m = massa, t = tempo, Qm = vazão mássica
Conceitos físicos para medição de vazão
Para medição de vazão se faz necessário rever alguns conceitos relativos a