Minerais
O cálcio também desempenha suas funções em muitas atividades fisiológicas não relacionadas com ossos, incluindo:
Função da coagulação sanguínea; condução nervosa;
Função de regulação de funcionamento do músculo, tais como contração e relaxamento; regulação da atividade enzimática e; função da membrana celular.
Porque estas atividades fisiológicas são essenciais para a vida, o corpo utiliza complexos sistemas de regulação para controlar rigorosamente a quantidade de cálcio no sangue para que o cálcio esteja disponível para essas atividades. Como resultado, quando a ingestão de cálcio é baixa demais para manter níveis normais sanguíneos de cálcio, o organismo vai recorrer ao estoque de cálcio nos ossos para manter as concentrações de sangue normais que, depois de muitos anos, pode levar à osteoporose. E o cálcio é bivalente
Símbolo: Ca
Configuração eletrônica: [Ar] 4s2
Fórmula: Ca
Massa molar: 40,078 g/mol
Número atômico: 20
O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções.
O fósforo se faz presente em todos os organismos vivos, se encontra de forma natural em ossos, mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares.
Esse micronutriente, o fósforo, está presente no código genético (DNA e RNA), é responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo. Sendo assim, o corpo precisa do fósforo para equilibrar seu pH, que deve estar sempre