Apostila de Contabilidade, Patrimônio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAL APLICADAS
Campus VII – Patos Curso: ADMINISTRAÇÃ DE EMPRESAS
Disciplina: Contabilidade Básica Professora: Érika Marinho
PATRIMÔNIO Bens, direitos e obrigações são componentes do patrimônio que se vinculam a uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, dotando-se de valor econômico e avaliando-se financeiramente.
Conceituando: Bens, Direitos e Obrigações Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. As necessidades, classificam-se quanto: à sua importância – podem ser primárias e secundárias. As primárias são as que correspondem à sobrevivência das pessoas. As secundárias, as que têm a ver com o bem estar (vestuário, transporte, etc.) ao seu custo – necessidades econômicas e não econômicas. Econômicas as que temos de depender da moeda para as satisfazer e não econômicas são as que não se “compram”. Ex.: o ar que repiramos. Se eles têm forma físicas, são palpáveis, denominam-se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, etc. Os bens incorpóreos, não palpáveis, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc. São aplicações de recursos que representam elementos tangíveis (dinheiro, mercadorias, produtos, veículos, máquinas, equipamentos, etc) e intangíveis (marcas, patentes, grifes, pontos comerciais, etc) existentes no patrimônio.
Direitos são aplicações de recursos que representam valores a receber de terceiros (créditos perante clientes, devedores diversos, seguros contratados, etc) a curto ou longo prazo. Em Contabilidade entende-se por Direito o poder de exigir alguma coisa de alguém. São denominadas de valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório