bombas
Engenharia Mecânica
BOMBAS CENTRÍFUGAS:
Curvas Características
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
A bomba centrifuga é uma turba-máquina amplamente utilizada para bombear líquidos nas mais diversas situações. Quando se pretende desenvolver, ou até mesmo estudar uma bomba, é necessário tomar como ponto de partida as condições de operação desta bomba, Buonicontro (2011) cita como pontos de partidas para estudo de uma bomba a vazão a ser recalcada e a altura manométrica de trabalho.
O desenvolvimento de curvas características de uma bomba é de extrema importância para se entender o comportamento deste equipamento nas mais variáveis condições de uso. Através destas curvas características é possível definir qual bomba utilizar para determinado projeto, uma vez que o gráfico da bomba é dado da relação entre a altura manométrica e a vazão de recalque.
2 OBJETIVO
A seguir serão apresentados os objetivos da prática sobre curva característica de uma bomba centrífuga. 2.1 Objetivo Geral
A prática tem como objetivo o levantamento das curvas características da bomba centrífuga juntamente com o seu diagrama topográfico de isorrendimento.
2.2 Objetivo Específico
Obtenção da potência de acionamento do motor Nef;
Obtenção da vazão recalcada Q;
Obtenção da potência absorvida pelo fluido Nabs;
Calcular o rendimento total do sistema ;
Traçar os gráficos Hman x Q , x Q e Nef x Q;
Traçar o diagrama topográfico de isorrendimento.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Nesta prática necessitamos como pré-requisito alguns conhecimentos teóricos.
Para o cálculo da potência do eixo do motor utiliza-se a seguinte equação:
(1)
Onde: é a potência efetiva dada em kgfm/s; F é a força exercida pelo braço do motor dinamômetro dada em N;
R é o comprimento do braço dado em metros (m). n é a rotação do motor em rpm. Para realizarmos o cálculo da Hman utiliza-se a