Apostila de baixo
Algumas funções e características das partes do baixo:
Partes do Baixo – Corpo: Normalmente nos baixos o corpo tem um estilo sólido, embora alguns baixistas prefiram um corpo semi-oco, o que é melhor para um som mais limpo e acústico.
Partes do Baixo – Braço: O braço de um baixo deve depender do tamanho de sua mão. Os braços possuem uma variedade de formas como: redondo, oval, plano, “vee” e assimétricos. Naturalmente, se você estiver interessado em um baixo de 5 ou 6 cordas, o braço deve ser maior.
Partes do baixo – Comprimento da Escala: O comprimento da escala é o comprimento de vibração da corda, que é determinada pela distância entre a pestana e a sela da ponte. O comprimento da escala influencia tanto na qualidade tonal das notas produzidas quanto na tensão da corda em um tom particular. O tamanho do comprimento de uma escala é crucial para o tom final do baixo. Para aqueles que usam um baixo de 5 cordas, um braço mais longo é mais aconselhável para obter um som mais definido da corda B debaixo. Uma escala mais curta seria melhor para um baixo de 4 cordas, melhor para mãos mais pequenas e fará com que a corda G vibre melhor.
Partes do baixo – Trastes: Alguns baixos não possuem os trastes, são os chamados baixos fretless, que na verdade são melhores para baixistas mais experientes, para os iniciantes não seria uma boa um baixo sem os trastes. Os trastes na verdade são baseados na base do comprimento de escala, portanto, escalas maiores possuem maiores distâncias entre os trastes.
Partes do baixo – Tarraxas: O tipo de tarraxa a ser usado é algo importante aqui. Ela permite a você fazer a afinação e manter a afinação. As tarraxas fechadas (blindadas) resistem às ferrugens e a elementos corrosivos no ar e, portanto, não requerem tanta manutenção ou substituição quanto às tarraxas abertas. Obtenha então o melhor tipo de tarraxa para o seu instrumento.
Partes do baixo – Braço parafusado, braço colado: Os baixos com o braço colado são