contrabaixo
Contrabaixo Elétrico
Introdução
O que é o contrabaixo?
O contrabaixo é um instrumento de cordas, harmônico e melódico, que atua na região grave da música.
Para entendermos melhor a funcionalidade desse instrumento temos que nos remeter ao passado, pois assim, facilitará nosso aprendizado e consequentemente a execução das músicas no mesmo.
Um breve resumo da origem do nome e da funcionalidade do instrumento é:
O nome contrabaixo vem da união das palavras contracanto (que seria uma melodia que não é a melodia principal) e a palavra baixo (que indica a parte mais grave do som), originando assim o nome
CONTRABAIXO, “contra” de contracanto e “baixo” indicando a região que se realizará esse contracanto. A partir dessa definição, a “tradução” da palavra contrabaixo seria: Melodia (que não a principal) feita em uma região grave na música, ou seja, um contracanto grave.
Agora que compreendemos a origem e a funcionalidade do instrumento que escolhemos para tocar, iremos conhecer as particularidades dele.
Existem vários modelos de contrabaixo, ou simplesmente baixo. O modelo mais comum é o baixo de 4 (quatro) cordas, mas também existem baixos com 5 (cinco), 6 (seis), 7 sete (sete), 8 (oito), enfim, existem modelos com 11 (onze) ou mais cordas dependendo da necessidade de cada instrumentista. Neste curso iremos nos basear na realidade do aluno, iremos enfatizar o instrumento que você possuir. Se você ainda não possui o instrumento e quer saber qual é o mais indicado para você, conversaremos sobre o estilo de música que você mais gosta e eu indicarei o que for mais adequado ao seu perfil.
Professor: Luciano Carvalho
Apostila de Contrabaixo Elétrico – Blue Sound Escola de Música
O contrabaixo elétrico
Veremos agora as partes do instrumento:
PONTE - Uma peça muito importante do baixo. Embora pareça apenas um apoio para as cordas, é ela quem faz a transferência das vibrações