Jos Palomino II
LICENCIATURA EM MÚSICA
PROFESSOR: JOÃO BECHMANS
DISCIPLINA: EDIÇÃO MUSICAL
JUNIO FRANCISCO ARAUJO SILVA
Modinhas
Do Entremez da Soloia Todos Dizem José Palomino
TERESINA, 26 DE FEVEREIRO DE 2014
José Palomino (1755-1810)
Violinista e compositor espanhol que residiu em Lisboa durante alguns anos. Nasceu em Madrid no ano de 1755, sendo filho de outro músico, Marianno Palomino, natural de Saragoça.
Era muito novo e ocupava já o lugar de primeiro violino na Orquestra da Capela Real de Madrid quando aceitou idêntico lugar na corte de Lisboa. Entrou para a Irmandade de Santa Cecília em 21 de Março de 1774, por conseguinte data aproximada da sua vinda para Portugal. Depois também vieram seu irmão mais novo, Pedro Paulo, seu genro o violoncelista Manuel Nuñez, e outro Francisco Marianno Palomino; todos estes nomes figuram no livro de entradas da irmandade de Santa Cecília.
D. José Palomino disfrutou muita consideração, tendo sido mestre de alguns dos violinistas, entre eles o primeiro de todos na sua época, Inácio de Freitas.
Durante a sua permanência produziu muitas outras obras em todos os géneros.
José Palomino saiu de Lisboa em 1808 quando D. João VI e a corte foram para o Brasil. Aceitou o lugar de mestre de capela em Las Palmas, onde foi também muito estimado e onde faleceu em 9 de Abril de 1810.
A Modinha
Na segunda metade do séc. XVIII desenvolveu-se, inicialmente em Portugal posteriormente no Brasil, um estilo peculiar de canção camerística, que acabou sendo denominada modinha. A origem dessa designação está ligada à moda, que foi, em todo o séc. XVIII, palavra portuguesa para qualquer tipo de canção camerística a uma ou mais vozes, acompanhada por instrumentos. A moda, em Portugal no séc. XVIII, foi um tipo genérico de canção séria de salão, que incluía cantigas, romances e outras formas poéticas, compostas por músicos de alta posição profissional. As modas foram tão comuns em Portugal no reinado de D. Maria