Projeto Politico Pedagogico
A todo momento há mostras de que a sociedade está exposta ás contradições: à violência e à luta incessante pela paz, à desigualdade social e aos movimentos promovidos pelos diversos grupos de excluídos, ao avanço das comunicações e à segregação de grupos que não tem acesso nem ai mínino necessário à sobrevivência, às descobertas da ciência e da tecnologia , às péssimas condições da qualidade de vida no Planeta e, em especial a fome.
Essa sociedade impõe pensar e repensar o nosso papel como cidadãos, investindo na compreensão do que vivemos no dia-a-dia de nossas vidas, de nosso trabalho e de nossa relação com o outro de forma a buscar, nos conflitos e contradições, vividos, as alternativas que melhor encaminhem as possibilidades de participação na construção de uma sociedade justa e solidária.
13) O Movimento de Reorientação Curricular foi retomado em 2001, quando se decidiu fortalecer e coletivizar o acompanhamento das escolas, bem como promover uma parceria mais sólida entre NAEs e escolas por meio d e encontros sistemáticos, ampliando o contato entre diversos segmentos de profissionais.
É importante lembrar que a proposta de Reorientação Curricular desponta no começo da atual gestão sob a marca de um "Movimentos", ou seja, não se tratou de uma deliberação vertical da SME, apontando para uma visão mais aberta e flexível.
A chegada dos CEIs à SME fez emergir naturalmente e com mais vigor qustionamentos e ansiedades. O saber-fazer acumulado durante todos esses ans, aliado à sedimentação da concepção de que "Todo educador cuida educando e educa cuidando", certamente será um terreno fértil para a discussão do currículo focado nas ações pensadas e estruturadas pelo PPP.
O currículo tem sido compreendido como o conjunto de toda e qualquer atividade