Apostila 1 ADM
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CELER FACULDADES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autorizado pela Portaria MEC nº 1.620 de 24 de Julho de 2001 e reconhecido pela Portaria MEC nº
4.341 de 13 de Dezembro de 2005, publicado no DOU em 14 de Dezembro de 2005.
E-mail: admxx@celer.com.br.
Ano/Seq: 2015/1
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Contabilidade Geral
Turma/Fase: ADM11/1
Professora: SANDRAMAR TORIANI SEMBRANELI
1.CONCEITO DE CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência social que visa o registro e o controle dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos das entidades. A Contabilidade fornece um vasto número de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, ela é muito antiga e surgiu para auxiliar as pessoas quanto ao registro e o controle. Com o passar do tempo as autoridades governamentais, principalmente as que visam arrecadação passaram a fazer uso da Contabilidade, tornando obrigatória para todas as empresas.
Para Ribeiro (2005), a contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações.
Para Iudícibus (1994), a contabilidade desempenha ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização.
2.ENTIDADE
A palavra Entidade na contabilidade tem sentido amplo e nada tem a ver com entidades filantrópicas. Entidade é o conjunto de todas as pessoas físicas ou jurídicas da qual a ciência contábil estuda. Assim, entidades são em linhas gerais: Todas as empresas (indiferente do tamanho);
Todas as entidades filantrópicas como Ong´s, Fundações, Igrejas, etc.;
Cooperativas;
Pessoa