506590 Apostila Subsistema Capta o RH ADM 2012 1
1915 palavras
8 páginas
Gestão de Pessoas I (Administração)João César de Freitas Fonseca
SUBSISTEMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CAPTAÇÃO DE RH
Todos os subsistemas de RH devem estar integrados entre si ao máximo.
Alguns autores preferem nomear esse Subsistema com outros nomes, como
“Suprimento”, “Provimento” ou “Agregando Pessoas”.
Os processos de Captação de RH (Recrutamento e Seleção) são fortemente afetados por fatores sociais mais amplos, externos à empresa. Dentre outros fatores, destacam-se os mercados de trabalho e de recursos humanos, assim conceituados:
Mercado de trabalho: conjunto das ofertas de trabalho oferecidas pelas empresas, em certa época e em determinado lugar
Mercado de recursos humanos: conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em certa época e em determinado lugar
O equilíbrio entre os dois mercados configuraria a situação de pleno emprego, que é quando praticamente toda população economicamente ativa (PEA) está empregada, exceto o contingente de desemprego friccional (período de inatividade entre dois contratos de trabalho).
A famosa regra "The right man on the right place", muito utilizada em
Recrutamento e Seleção, somente é válida em determinados contextos, pois não há leis ou princípios universais (ou seja: ARH é contingencial, depende da situação organizacional: ambiente, tecnologia, políticas, filosofia, recursos humanos, etc);
ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff; da mesma forma, Os processos de Recrutamento e Seleção (ou seja: o gerente da área interessada na contratação deve participar desde o início do processo)
Os processos de Recrutamento e Seleção são, no mínimo, bi-laterais. Da mesma forma que a empresa avalia o candidato, o candidato avalia a empresa desde o recrutamento. Quando se fala em RH Estratégico, os processos de Recrutamento e Seleção devem ser estudados de forma articulada à outros conceitos:
Previsão de vagas
Ambiente externo
Ambiente organizacional
panorama