apost AAS
A aspirina, ou ácido acetil-salicílico, é um medicamento sintético produzido em larga escala.
Além de suas propriedades analgésicas e antipiréticas, novas propriedades e usos estão constantemente sendo relatados. Este experimento tem como objetivo a síntese da aspirina através da reação de esterificação de um fenol (ácido salicílico) com anidrido acético, conforme a seguinte equação química:
O
CO2H
H3C
C
H3C
C
+
OH
O
O
Ácido salicílico
Anidrido acético H+
CO2H
+
O
C
CH3COOH
CH3
O
Aspirina
Ácido acético Procedimento experimental
Pese, com exatidão, cerca de 2 g de ácido salicílico e transfira-o para um frasco de
Erlenmeyer de 50 mL. Adicione, a seguir, 5,0 mL de anidrido acético e 5 gotas de ácido fosfórico 85%. Aqueça o sistema reacional colocando-o dentro da água quente de um banhomaria e fixando-a um suporte universal com o auxílio de uma garra e mufa. Continue o aquecimento durante aproximadamente 15 minutos com ocasional agitação manual. Durante este tempo de aquecimento, o ácido salicílico se dissolve totalmente, ocorrendo a reação de esterificação. A seguir, adicione, cuidadosamente, ao frasco reacional, 2 mL de água destilada, agitando-o por alguns minutos até que não seja mais possível perceber a emanação de vapores de ácido acético; tome cuidado para não aspirar esses vapores.
Retire o frasco reacional do banho-maria, adicione 20 mL de água destilada e deixe-o em repouso enquanto se formam os cristais de aspirina. Filtre, com sucção, os cristais obtidos.
Lave o filtrado ainda no funil de Buchner, desconectando o vácuo e adicionando alguns mililitros de água destilada fria. Reconecte a mangueira de vácuo e seque, ao máximo os cristais. Transfira o produto para um papel de filtro previamente pesado e seque-o ao ar.
Finalmente, determinada a massa de produto obtido. Calcule o rendimento percentual da síntese. Questionário
1) Faça um pequeno trabalho de pesquisa sobre pelo menos TRÊS aplicações farmacológicas
da