Comidas T Picas Baiana
BAIANA
ACADÊMICAS:
ORIGEM AFRICANA
A cozinha baiana é uma das mais diversificadas. É o resultado da reunião do que havia de melhor na cozinha africana, portuguesa e indígena unidas desde o tempo da colonização, predominando a herança africana. Os pratos baianos são peculiares, de sabor forte, belas cores e cheiro atrativo. A origem da culinária baiana é do período da escravidão, quando os senhores juntavam restos da mesa ou do dia anterior para dar aos escravos. As mulheres relembravam seu treino em culinária na
África, quando juntavam partes de ingredientes na panela com leite de coco e óleo da palmeira dendê. Com o passar dos anos, essas misturas se transformaram em receitas que ganharam nomes, tornando-se o que é hoje a comida baiana.
Sem dúvida, a influência da culinária africana está presente na culinária baiana, principalmente pela introdução do azeite-de-dendê e da pimenta malagueta, tão característicos da cozinha baiana; pela introdução do quiabo; pelo maior uso da banana; pela grande variedade nas formas de preparar a galinha e o peixe.
Azeite de dendê, leite de coco, pimenta e camarão seco são os ingredientes típicos dessa cozinha e todos esses condimentos dão cor, exuberância, beleza e sabor únicos.
Origem indígena
Azeite de dendê, leite de coco, pimenta e camarão seco são os ingredientes típicos dessa cozinha e todos esses condimentos dão cor, exuberância, beleza e sabor únicos.
Os índios trouxeram o palmito, o milho, a maxixe, a batata doce, a mandioca, a carne de caça e as frutas nativas à culinária baiana. Assim, as famosas moquecas, vatapá, caruru, os derivados de mandioca são de influência indígena.
ORIGEM PORTUGUESA
DOS PORTUGUESES, HERDOU-SE A TÉCNICA DE CONSERVAÇÃO DE CARNES E PEIXES
ATRAVÉS DO SAL, OS TEMPEROS VERDES, AS ESPECIARIAS, O AZEITE DE OLIVA, AS FARINHAS,
A LINGUIÇA, A BATATA, O OVO E A DOÇARIA, MAIOR CONTRIBUIÇÃO PORTUGUESA.
O COCO FOI INTRODUZIDO NA REGIÃO PELOS PORTUGUESES A PARTIR DO ANO DE 1535,
DESDE