Apontamentos
Conceito de Atitude em Psicologia Social 1. Definir o conceito de Atitude 2. Identificar os componentes básicos das atitudes 3. Compreender a importância social das atitudes
A Psicologia Social é vista como a psicologia do “normal”. Somos influenciados pelo contexto social em que nos inserimos e, comportamo-nos de maneira diferente de acordo com a situação em que nos encontramos e os valores socioculturais vigentes. O contexto social influencia sempre o nosso comportamento. Normalmente, não temos nenhuma dificuldade em adaptar o nosso comportamento ao contexto em que nos encontramos. Até mesmo a forma como pensamos é influenciada pelo contexto. A forma de estar e de pensar em determinado contexto, varia de cultura para cultura.
Assim, a forma como pensamos o mundo e nos comportamos é muito influenciada pelo contexto. Conceito de atitude
O conceito de atitude é um conceito basilar da psicologia social. Há diferentes definições deste conceito, segundo Eagly & Chaiken, 1993, uma possível definição:
Constructo hipotético referente à tendência psicológica que se expressa numa avaliação favorável ou desfavorável dirigida a uma entidade específica.
Ideias socialmente partilhadas
Disposições
Individuais
Uma atitude estabelece uma ponte entre variáveis psicológicas individuais (crenças, disposições, etc.) e ideias socialmente partilhadas.
Estabelece uma realidade socialmente construída. As circunstâncias/contextos em que as coisas operam são muito importantes. Se esquecermos o contexto do outro perdemos a oportunidade de o conhecer. É necessário conhecer a pessoa dentro do seu contexto social, das circunstâncias. As pessoas têm um contexto, uma história que as torna quem são.
Características das atitudes 1. Processo de inferência – todos temos mas ninguém vê, é algo construído conceptualmente. O que existem são expressões dessas atitudes, comportamentos. A atitude é inferida.
2. Disposição pessoal