Apologia de sócrates
A Apologia de Sócrates
Trabalho de: Miguel Anjos 10ºD nº 23
Para a professora de Filosofia Ana Vendas
Índice:
• Dados gerais do livro e acerca do seu autor;
• Motivo da escolha do livro;
• Contextualização do autor, alguns dados biográficos e referência a outras obras suas;
• Conteúdo do livro – género literário, assunto, frases a destacar e relação entre a obra e o seu título;
• Reacção pessoal à obra;
• Guião da obra;
Dados Gerais
Título – A Apologia de Sócrates
Autor – Platão (Arístocles)
Editora –
Data da Edição –
Motivo da escolha do Livro
A pedido da professora, toda a turma iniciou a leitura da obra “A Apologia de Sócrates”, com o objectivo de aprender a fazer um guião. Guião esse que é obrigatório entregar até ao dia 18 de Novembro de 2011.
Contextualização do Autor
O autor, Platão, que viveu entre 428/7 e 348/7 (a.C.), nasceu em Atenas e era membro de uma família aristocrática, que descendia dos antigos reis de Atenas, era também sobrinho de Crítias e de Cármides, dois dos que se haviam chamado os “Trinta Tiranos” que governaram Atenas em -404 (a.C.).
Lutou na Guerra do Peloposeno entre 409 e 404, conhecendo Sócrates nalgum momento desse período.
O seu verdadeiro nome era Arístocles, no entanto, devido ao seu físico recebeu a alcunha de Platão (cujo significado é “ombros largos”). Obteve prémios por duas vezes nos jogos Istímicos, sendo ele um atleta empenhado.
Platão começou por seguir as lições de Crátilo e em princípio, por tradição familiar, deveria seguir a vida política. No entanto, devido ao governo dos trinta tiranos que governaram Atenas por imposição de Esparta e ao envolvimento de dois dos seus tios, Platão, distanciou-se desta opção de vida. O grande acontecimento que mais o marcou foi a cumplicidade que travou com Sócrates pela altura dos seus vinte anos. Nele encontrou o orientador, que veio a homenagear na sua obra, fazendo dele interlocutor de quase