Apollo 13
MISSÃO APOLLO 13 – O REGRESSO
SUMÁRIO
Parte I
a) Liderança
O filme Apollo 13 retrata o empenho da NASA em realizar a terceira tentativa de alunissagem, com vistas a pousar na região de Fra Mauro, na Lua, para uma missão científica no satélite natural da Terra, cuja equipe efetiva de Astronautas era formada pelo capitão da nave James Lovell, o especialista em módulo de comando John Swigert, e o especialista em módulo lunar Fred Haise.
Porém, uma ruptura no tanque de oxigênio do módulo de serviço da nave obrigou a NASA a abortar a missão e a experiência vivida pelos Astronautas, durante a viagem, tornou-se uma saga.
O drama vivenciado pela tripulação, considerando a ausência de energia, água e alimento, assim como o excesso de frio na nave e os problemas de saúde, tornou-se um dos episódios mais emocionantes da aventura humana no cosmos, pois desencadeou uma crise de vida ou morte para os astronautas, colocando, em risco, o programa espacial da NASA.
Ainda assim, a ocorrência foi classificada como uma “falha bem sucedida”, considerando o sucesso no resgate da tripulação.
Este resultado deveu-se, inclusive, ao papel do comandante “Capcom” Jack Lousma, que conduziu, de Houston, o processo de regresso à Terra, exercendo uma liderança fundamentel junto à equipe.
Realizando uma análise da Missão Apollo 13, com base no tema Liderança, destaca-se o que Kouzes e Posner (1997, pg. 149) reconhece em um líder, quando este “precisa mobilizar os outros para que lutem por anseios compartilhados” e deve possuir, como algumas das competências essenciais, a valorização das atitudes, dos conhecimentos técnicos e da ética no trabalho, fomentadas por seus subordinados.
No filme Apollo 13, foi