Aplicações de Rochas na Engenharia Civil
2013
RESUMO
Desde muito tempo atrás, as rochas tem um papel fundamental na construção civil. Na moderna construção civil, o uso de rochas para revestimentos e ornamentos é um segmento de vasta aplicação, sendo uma das mais importantes atividades do extrativismo mineral. Diante disso o estudo das “Rochas Ornamentais” é de grande importância para o Engenheiro Civil. Deste modo, o presente trabalho tem os seguintes objetivos.
Desenvolver um estudo sobre o tema “Aplicação de rochas na Engenharia Civil”.
Discriminar os principais tipos e suas características.
Discriminar suas aplicações e usos mais comuns.
Rocha é um agregado sólido de minerais com composição e estrutura química definidas, os quais permitem classificá-la em:
Rochas Magmáticas: são provenientes diretamente do magma, podem se formar de duas formas: (A) a grandes profundidades sob elevadas pressões e temperaturas. Nestas, os minerais são relativamente grandes, pois tiveram mais tempo para formarem-se e são chamadas rochas plutônicas; e (B) as de superfície, formadas a grandes temperaturas, mas sob baixa pressão. Seus minerais apresentam tamanho reduzido pelo resfriamento rápido e são denominadas rochas vulcânicas.
Rochas Sedimentares: são formadas pela desagregação de outras rochas, estes sedimentos sofrem compactação e cimentação, transformando-se, assim, em rocha novamente.
Rochas Metamórficas: originam-se pela transformação de outras rochas (vulcânicas, plutônicas ou sedimentares) sob variadas condições de temperatura e de pressão.
ROCHAS ORNAMENTAIS São Rochas que possuem determinadas propriedades para serem utilizadas como material para revestimento em diversas aplicações: pisos, paredes, bancadas, pias, balcões, mesas, etc. Para que uma rocha seja considerada ornamental, devem ser obedecidas duas exigências básicas:
Apresentar beleza estética (ornamental), um padrão